Quando bem estabelecidas, as metas impulsionam às equipes em uma mesma direção: alcançar os objetivos corporativos. Por isso, definir metas SMART pode ser o primeiro passo para chegar aos resultados desejados. Estabelecer metas adequadas é um fator primordial para o crescimento consistente e sustentável de uma empresa. Mas como estabelecer uma meta adequada? A metodologia SMART foi desenvolvida justamente com esse objetivo: criar metas realistas e com alta propensão a serem realizadas. Neste artigo, você irá conhecer:

  • O que é uma meta corporativa
  • Como criar uma meta SMART
  • Exemplos de metas SMART

Então, continue lendo para descobrir porque essa é uma das metodologias mais usadas na hora de definir metas.

O que é uma meta corporativa?

o-que-e-uma-meta-corporativa-metas-smart Uma meta sempre representa uma oportunidade: um valor compreendido entre o resultado atual e o melhor resultado conhecido para este indicador. Quanto dessa oportunidade disponível a meta da empresa deve capturar? Bom, o valor estipulado deve considerar as limitações de recursos como: tempo, dinheiro e pessoas. Isto é, o quão agressiva será a meta da empresa irá depender da capacidade que esta organização possui. gestao-de-metas-definir Vale lembrar que “o melhor resultado conhecido” para um indicador pode ser encontrado a partir de algum valor histórico da própria companhia, da concorrência ou através de algum estudo de mercado. Em outras palavras, isso significa que metas jamais devem ser estabelecidas com base em achismos ou intuição. As metas de uma empresa são definidas em base a indicadores de desempenho. → Clique aqui para ler mais sobre Gestão de Metas: o segredo das empresas com foco em resultados Agora, vamos ver o que são metas SMART.

Como criar uma meta SMART?

metas-smart-o-que-e A metodologia SMART é uma maneira de redigir e estabelecer metas com altas chances de realização. Para isso, uma meta SMART é aquela que cumpre com os seguintes requisitos básicos: é específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal (prazo). Aliás, SMART é um acrônimo em inglês para os requisitos mencionados anteriormente. O significado da sigla SMART é:

  • S: Specific | específica
  • M: Measurable | mensurável
  • A: Attainable | alcançável
  • R: Relevant | relevante
  • T: Time-Related | com tempo determinado

Continue lendo para entender mais e na prática como criar uma meta SMART em base a cada um dos critérios mencionados acima.

Meta Específica

Quanto mais específica e clara for a sua meta, mais fácil será para as equipes entenderem e executarem ações para atingi-la. Por isso, seja o mais específico possível, sem deixar margem para dúvidas e ambiguidades.

Meta de vendas genérica: “aumentar as vendas” Meta de vendas específica: “aumentar as vendas em 15% até o final deste trimestre”

Meta Mensurável

metas-smart-mensuravel Para ser mensurável, a meta deve possuir um indicador de sucesso: uma variável capaz de demonstrar o quão perto ou longe estamos de bater esta meta. Assim, é possível fazer um acompanhamento ao longo do prazo estabelecido para verificar se a estratégia adotada estão funcionando ou se precisa ser repensada.

Meta de vendas não mensurável: “melhorar a venda do produto X” Meta de vendas mensurável: “melhorar a venda do produto X em 20% até o final do ano”

Veja este outro exemplo de meta SMART:

Meta não mensurável: “melhorar a motivação dos funcionários” Meta mensurável: “melhorar a motivação dos funcionários em 20% de acordo com os resultados obtidos na pesquisa de clima laboral”

Meta Alcançável

metas-smart-alcancavel As metas devem realistas e, para que isto ocorra, precisam estar baseadas em algum valor histórico da empresa, da concorrência ou ainda em algum estudo do mercado. Além disso, devem levar em consideração a capacidade da equipe, o tempo estimado e os recursos financeiros disponíveis. Metas não devem ser fáceis, mas não podem ser inviáveis. Elas devem representar um desafio capaz de motivar a equipe e estimular a melhora contínua.

Meta Relevante

metas-smart-relevante É importante que as metas sejam mensuráveis, alcançáveis e tenham um prazo, mas principalmente é importante que sejam relevantes. Caso contrário, todo o esforço levará a empresa à direção errada. É preciso priorizar e ter um cuidado especial com o desdobramento das metas dentro da companhia: as metas individuais devem ser um reflexo das metas estratégicas da empresa. Isto é, se todos cumprirem com os seus objetivos, a empresa também cumpre o seu plano estratégico. Falamos mais sobre gestão de metas e o seu desdobramento neste outro artigo: Gestão de Metas: O segredo das empresas com foco em resultados →

Meta com tempo determinado

metas-smart-prazo É crucial definir uma data limite. Sem um prazo, a meta acaba perdendo o sentido. Afinal, aumentar as vendas em 15% em 1 mês é bem diferente de aumentá-las em 1 ano.

Exemplos de metas SMART

Para que seja mais fácil criar suas próprias metas SMART, demos alguns exemplos de metas usando a técnica SMART:

  • Reduzir os custos de operação em 10% até o final do ano
  • Aumentar o market share em 5% até o mês de novembro
  • Conseguir mensalmente o contato 30 clientes potenciais até o final do mês
  • Aumentar o nível de satisfação dos clientes 5 pontos segundo a pesquisa trimestral até março

Acompanhamento das metas

metas-smart-acompanhamento Estabelecer a metodologia SMART na empresa é um grande passo. Sem dúvida, estabelecer objetivos e metas desafiadores é um dos pilares para garantir um crescimento contínuo. No entanto, o trabalho não se encerra na definição das metas da empresa e no seu desdobramento para os departamentos e colaboradores. É preciso fazer uma gestão dessas metas, acompanhando-as ao longo do tempo a fim de corrigir possíveis desvios e conduzir os colaboradores ao alcance do resultados. Falamos mais sobre gestão de metas neste outro artigo: Gestão de Metas: O segredo das empresas com foco em resultados → Certamente, essa tarefa fica muito mais fácil com o apoio da tecnologia.

Que tal um Software de Gestão de Metas e Resultados? (e muito mais!)

software-placcar-gestao-de-metas-e-indicadores O placcar é um software de gestão de negócios e de equipes que pode apoiar decisivamente o cumprimento do plano de metas da sua empresa. Ele permite o acompanhamento da metas de maneira simples e diária, criando na empresa uma “cultura de resultados”. Os gestores passam a ter informação gerencial na medida certa e com a frequência que necessitam, à tempo de tomar as medidas corretivas para garantir que a meta seja batida. Os colaboradores passam a ter clareza sobre as metas a cumprir (alinhamento) e visibilidade diária sobre o seu desempenho em cada um dos indicadores. Perceber o seu impacto no resultado da equipe e da empresa promove um sentimento de pertencimento. Com toda a equipe remando para o mesmo lado e na direção correta, fica muito mais fácil atingir os objetivos da empresa.

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