Nos últimos anos, sua empresa investiu fortemente em criar bases de dados?

Hoje, embora ela esteja soterrada em uma montanha de dados, você percebe que não tem informação gerencial com rapidez e simplicidade?

Muitas empresas de diversos setores têm vivenciado um crescimento desordenado das suas bases de dados: registram cada transação, cada compra.

O problema passa a ser transformar essa grande quantidade de dados em informação decisiva.

Mas, como organizar os dados para monitorar indicadores de gestão?

Essa é uma dificuldade de empresas de diferentes setores, de diferentes portes.

E, talvez, esse também seja uma dificuldade enfrentada pela sua empresa…

Você sabia que o Walmart coleta dados de mais de 1 milhão de transações por hora? E que isso significa 167 vezes a quantidade de dados existentes na Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos, em Washington?

Pois é, sem uma boa estratégia de integração desses dados, fica muito difícil obter informação relevante.

Informação é a grande ferramenta dos gestores.

Monitorar os indicadores de gestão possibilita a tomada de decisão de forma mais estruturada.

Computadores precisam de dados, mas nós precisamos de informação.

Indicadores de Gestão: dados a serviço da lucratividade

O termo Big Data vem se popularizando e, geralmente, está relacionado a conjuntos de dados muito grandes, complexos ou pouco estruturados.

Cada vez mais, você irá escutar sobre a necessidade de transformar em informação esse “Big Data” através de “BI” (Business Intelligence).

Usar os dados com o objetivo de produzir informações que suportem melhores decisões na empresa é monetizar esses dados. É saber usá-los de maneira “inteligente para o negócio”.

Sim, há um imenso volume de dados sobre transações e processos operacionais, organizados através de planilhas de Excel, sistemas internos ou de modernos sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial).

Muitas vezes esses diversos sistemas alimentam um Data Warehouse ou equivalente.

Entretanto, embora possuam dados mais estruturados, eles podem não ter integração entre si.

O resultado é que uma análise frequente e automatizada dos indicadores de gestão continua sendo uma realidade distante. É aquela velha história:

  • muito esforço e recursos para elaborar análises e apresentações,
  • pouco controle e muita dificuldade para se elaborar planos de ação,
  • muitas decisões que não chegam às equipes de execução e,
  • perda do timing da ação.

Parece familiar?

A solução: Indicadores de Gestão na palma da sua mão

gamificacao-nas-empresas-reconhecimento-2

Bom, a solução começa por uma estratégia de organização e de integração das bases de dados.

Nós, da placcar, acreditamos que informação boa é aquela que está disponível de forma simples e objetiva todos os dias, a tempo de se tomar as ações.

Por isso, desenvolvemos soluções que realizam a convergência dos dados em uma única plataforma, automaticamente.

Nossas ferramentas permitem monitorar diariamente informações relevantes através de indicadores de gestão, facilitando a tomada de decisão. Essas informações são distribuídas entre diferentes níveis: da alta direção às equipes operacionais. Somente o que interessa é comunicado a cada nível.

Além disso, fornecemos assessoria especializada e dedicada que coloca a nossa experiência a serviço do seu negócio. Como consequência, é possível ter maior controle da operação e um total alinhamento entre planejamento e execução.

→ Veja como o placcar pode te ajudar a ter um diagnóstico simples, diário e preciso do seu negócio

placcar
Dados a Indicadores de Gestão
51star1star1star1star1star
Newsletter

Newsletter

Receba novos artigos sobre Gestão de Negócios e de Equipes (grátis!)

Parábens! Seu email foi enviado com sucesso.