Você sabe o que faz um software de gestão de equipes? Talvez sim. Talvez não. Mas, certamente você conhece essa realidade: Rotina atarefada, pressão por resultados, mercado competitivo, manter os funcionários motivados… Liderar uma equipe é, sem dúvida, um trabalho inspirador e gratificante. Mas, pode ser também bastante exaustivo, concorda? São tantos desafios… Não é a toa que a habilidade para gerenciar equipes é, atualmente, um dos talentos mais valorizados em empresas líderes no mundo todo. Um bom gestor (e líder) é aquele tem uma visão ampla. Que monitora sem exercer um controle sufocante. Que dá feedbacks abertos e imparciais. Que inspira um processo de melhoria contínua. E aí, surgem questões como: Como impulsionar a equipe, sem descuidar o seu aspecto mais individual? Como garantir que todas as partes do processo estejam engajadas e bem orientadas? E, é claro, como fazer tudo isso com tão pouco tempo disponível? Neste artigo, você irá desvendar como um software de gestão de equipes pode ser uma verdadeira “mão na roda” para um gestor.
Tecnologia para uma gestão de alta performance: 8 benefícios de um software de gestão de equipes
Através dos 8 benefícios apresentados você irá descobrir como a tecnologia pode facilitar a gestão das equipes e das metas, gerando um impacto direto no resultado do seu negócio.
Benefício #1: Toda a informação em um só lugar
Sim, há muitas ferramentas e aplicativos destinados a facilitar a gestão. No entanto, a maioria dessas ferramentas traz soluções ou trata problemas isoladamente. Por isso, é comum o uso de várias delas de maneira simultânea, o que acaba gerando um certo “descontrole”. É aquela velha história que já contamos neste outro artigo aqui do blog… Excesso de informação, espalhada em diferentes sistemas, planilhas e outras fontes. Muito tempo gasto pelas equipes para consolidar tudo isso. E sim, no final das contas, faltam as condições necessárias para que os gestores tenham um diagnóstico rápido da operação e da performance das equipes.
“A simplicidade é o último grau de sofisticação.” – Leonardo da Vinci
Como essa era a realidade de muitos de nossos clientes, tomamos o cuidado de desenvolver uma solução completa capaz de se integrar com diversos sistemas e fontes de dados. Metas, métricas, treinamentos e relatórios, tudo em um só lugar! Informação na medida certa para gerar ação nas equipes comerciais.
Benefício #2: Alinhamento
Um software de gerenciamento de equipes, como o placcar, garante que cada funcionário entenda o que se espera dele e como o seu desempenho impacta no resultado geral. Alinhamento traz eficiência e priorização correta das metas. Saber diariamente o que fazer para alcançar as metas facilita não só o trabalho das equipes, mas também garante melhores resultados para a empresa. Afinal, quando todos remam para um mesmo lado fica mais fácil chegar ao destino final.
Benefício #3: Melhores resultados nas vendas
O monitoramento em tempo real garante maior previsibilidade dos resultados. Fica mais fácil orientar as equipes de vendas em direção ao que realmente importa. O resultado? Metas alcançadas com rapidez.
Benefício #4: Feedback constante e imparcial
O monitoramento em tempo real dos resultados individuais e coletivos permite um feedback mais rápido, a tempo de se corrigir a performance e bater as metas. Além disso, esse acompanhamento constante permite um feedback mais objetivo, baseado em evidências mais numéricas. Isto é, permite um feedback mais justo e imparcial.
Benefício #5: Equilíbrio entre o individual e o coletivo
Você sabe qual é um dos erros mais frequentes que um líder pode cometer na gestão das suas equipes? Bom, pesquisas revelam que um dos erros mais comuns é olhar a equipe como uma entidade única e não como um grupo formado por pessoas independentes. Na pressa, os gestores acabam desconsiderando as habilidades e ambições de cada colaborador. E isso é totalmente compreensível… Afinal, não é nada fácil gerenciar equipes de 20 ou mais pessoas que, em muitas vezes, estão dispersas geograficamente. No meio de tantas responsabilidades, é difícil manter uma atenção mais individualizada. Sem dúvida, a tecnologia pode ajudar a minimizar esse problema. Um software de gestão de equipes, como o placcar, permite acompanhar em tempo real o progresso e resultados de cada membro da equipe. Fica mais fácil dar feedbacks, identificar os talentos, entender as dificuldades e apoiar o desenvolvimento de cada colaborador.
Benefício #6: Confiança e diálogos abertos
Quando todos sabem quais são as suas metas, como elas serão mensuradas e têm visibilidade do seu progresso, a comunicação se torna mais aberta, trazendo um clima de colaboração. Para o gestor, fica mais fácil entender os gaps de cada membro da sua equipe para apoiá-lo com agilidade e precisão. Por outro lado, os colaboradores assumem maior compromisso com os resultados ao mesmo tempo em que passam a ver o seu gestor como um suporte ao seu desenvolvimento.
Benefício #7: Colaboradores mais engajados
Saber o que fazer, como fazer, ser cobrado e reconhecido por isso é uma receita poderosa para gerar engajamento imediato. Feedbacks constantes e imparciais têm uma influência bastante positiva na satisfação dos colaboradores. Eles podem identificar com clareza suas áreas de crescimento e como a performance pode impactar na sua remuneração/incentivos.
Benefício #8: Maior destaque para o desenvolvimento profissional
Conhecer as oportunidades de crescimento de cada colaborador é fundamental para as investir de maneira certeira no desenvolvimento profissional. O placcar permite identificar gaps em base a resultados e realizar treinamentos, medindo o efeito desse treinamento nos resultados de cada colaborador. Permite ainda identificar os talentos para promover um plano de carreira estratégico que motive os funcionários e garanta mais resultados para a empresa.
Atenção: Supercontrolar é diferente de Supervisionar
Quando falamos de acompanhamento em tempo real, não estamos falando de um Big Brother corporativo, em que tudo que o funcionário fizer (ou não) será usado contra ele. Esse controle excessivo pode acabar tendo o efeito contrário ao desejado. Lembre-se, a ideia aqui não é controlar para repreender, mas sim controlar para melhorar. Você percebe a diferença? O monitoramento é uma maneira de saber se estamos no caminho certo ou não. Em outras palavras, é preciso controlar para saber quando e como agir para melhorar.
“Se você não pode medir, não pode gerenciar” – Peter Drucker
O papel do gestor é fundamental nesse processo. Cabe a ele, usar a informação disponível para impulsionar a performance dos seus colaboradores. Cabe a ele prover feedback constante, transformando a sua equipe em um verdadeiro time. E um software de gestão de equipes é uma ferramenta que está a sua disposição para executar essa missão com eficiência e agilidade.
Software de gestão de equipes: benefícios para todos
Agora que você conhece mais sobre essa tecnologia, fica realmente difícil apontar quem se beneficia mais com um software de gestão de equipes, não é mesmo? Seriam os colaboradores, os gestores ou a empresa? E por que não todos? Afinal, com um software de gestão de equipes, metas e resultados, os colaboradores entendem melhor as suas metas e o seu papel na empresa. Maior engajamento e comprometimento. Por outro lado, fica mais fácil para os gestores baterem suas metas e coordenarem as suas equipes na direção correta. Mais simplicidade e precisão. E, enquanto isso, a empresa unifica seu processo de comunicação e desdobramento das metas. Melhores resultados e competitividade. Viu? Todo mundo sai ganhando. A verdade é que um sistema de gerenciamento de performance, quando bem implementado, funciona de forma holística, trazendo benefícios para a toda a empresa! Se você ficou motivado, vale a pena entrar em contato conosco. Já ajudamos muitos clientes a alcançarem o máximo de eficiência na gestão de suas equipes e agora pode ser a vez da sua empresa.