Grande concorrência, clientes mais exigentes, ampla necessidade de inovação, melhoria constante de processos…
O mundo dos negócios tem exigido cada vez mais das empresas, não é mesmo?
Afinal, é como, se hoje, os gestores tivessem que vencer uma maratona por dia para garantir que os objetivos sejam alcançados.
E sejamos sinceros: vencer uma maratona não é nada fácil.
Não é à toa que mais empresas têm investido em novas ferramentas e metodologias que garantam mais agilidade e resultados.
Hoje você vai descobrir tudo sobre uma das ferramentas de gestão e planejamento mais utilizadas no mundo…
Estamos falando do BSC, também conhecido como Balanced Scorecard.
O BSC foi escolhido pela Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.
Portanto, nesse artigo, você conhecerá um pouco mais sobre:
– O que é o balanced scorecard
– Os segredos por trás do modelo de BSC
– As perspectivas do balanced scorecard
Além disso, irá descobrir como um software pode facilitar implementação do Modelo BSC na empresa.
BSC, o que é Balanced Scorecard?
Por definição, o conceito BSC é uma ferramenta estratégica de medição e gestão de desempenho das empresas.
Com ele, os gestores são capazes de definir, mensurar e acompanhar seus objetivos rumo às metas de longo prazo da empresa.
A metodologia foi desenvolvido em 1992 pelos professores da HBS, Robert Kaplan e David Norton.
Na época, os dois professores realizaram uma pesquisa com as empresas mais bem sucedidas a fim de traçar semelhanças na forma em que eram geridas.
O resultado?
Eles descobriram que nenhuma delas limitava suas avaliações de desempenho apenas ao fator financeiro: outras perspectivas eram consideradas para descobrir se estavam na direção certa.
Portanto, a partir daí, eles estruturam o famoso modelo de BSC que, quase 30 anos depois, ainda é utilizado por centenas de empresas.
Mas, afinal, qual é o significado de BSC?
Em tradução livre, BSC significa “Indicadores Balanceados de Desempenho”.
O principal objetivo do BSC, Balanced ScoreCard: Vencer maratonas diárias
Como podemos perceber, o Balanced ScoreCard (BSC) ampliou as perspectivas de avaliação de desempenho, que durante décadas sempre foram focadas em aspectos puramente financeiros.
Lembra da história de vencer maratonas? Pois é, é a mesma coisa…
Imagine se um corredor profissional usasse apenas a perspectiva da velocidade para vencer uma maratona, ignorando outras perspectivas importantes como: alimentação, hidratação, temperatura, roupa, estado mental e etc.
As chances dele vencer seriam bem poucas, não é mesmo?
O mesmo acontece com os gestores das empresas que só olham para os resultados financeiros na hora de avaliar os resultados e tomar decisões estratégicas.
É somente quando a empresa amplia seus horizontes que todos os pontos relevantes do processo passam a ser medidos.
Afinal, é justamente esse o papel do BSC nas empresas. Garantir que os gestores deem atenção às 4 perspectivas, indicadores específicos que são capazes de diminuir drasticamente a margem de erros e facilitar a tomada de decisões. São elas:
– Perspectiva financeira
– Perspectiva dos clientes
– Perspectiva dos processos internos
– Perspectiva da aprendizagem e crescimento
Bastante atraente, não é mesmo?
Mas, não para por aí…
BSC, muito além da avaliação de desempenho
Quando pensamos em implementar um modelo de BSC uma das maiores motivações é justamente o equilíbrio que ele traz para as empresas.
Equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazos.
Entre as medidas financeiras e as não-financeiras.
Entre os indicadores de tendência e os de ocorrências.
Entre a perspectiva interna e a externa.
Ou seja, o BSC balanced scorecard permite que a visão da empresa seja concretizada de forma equilibrada.
Portanto, o BSC não é uma ferramenta de medição do desempenho organizacional. Ele é muito mais do que isso.
BSC, o que é isso na prática?
O BSC também pode ser utilizado para estabelecer:
– Metas individuais ou coletivas;
– Feedbacks para a equipe;
– Critérios de remuneração variável;
– Planejamento estratégico;
– Orçamento.
Balanced ScoreCard perspectivas: 4 segredos para desvendar o significado do BSC na prática
Lembra que citamos que o BSC Balanced ScoreCard é formado por 4 perspectivas?
Pois é, o pensamento por trás desse conjunto é bastante simples:
Afinal, para construir uma empresa lucrativa, é necessário, em primeiro lugar, satisfazer os clientes. Para isso, é preciso apostar em melhoria dos processos internos o que, claro, só consegue ser atingido com aprendizado e inovação.
Percebeu como as perspectivas do BSC estão interligadas?
Bom, agora vamos conhecê-las mais detalhadamente.
#1: PERSPECTIVA FINANCEIRA
Dentro dessa perspectiva, a principal pergunta é: para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros precisamos atingir?
Nesta perspectiva, os principais objetivos são:
– Garantir retorno ao investimento
– Gerenciar adequadamente os riscos
– Aprimorar o ganho de receita
Portanto, é importante lembrar que os objetivos financeiros precisam estar atrelados ao planejamento estratégico da empresa.
#2: PERSPECTIVA DO CLIENTE
Na perspectiva do cliente, a pergunta principal é: para atingir nossas metas financeiras, que necessidades de nossos clientes precisamos atender?
Portanto, nessa perspectiva a empresa precisa se forçar a olhar para fora, entender o cliente e suas reais necessidades.
Afinal, a melhoria dos processos internos não é o único fator que fará o cliente optar pelo seu produto ou serviço, não é mesmo?
O fator chave de decisão sempre será: como solucionar da melhor maneira o problema ou necessidade do cliente?
Dessa forma, a perspectiva dos clientes permite que a empresa acompanhe, através de indicadores de desempenho, se está ou não entregando valor.
#3: PERSPECTIVA DE PROCESSOS INTERNOS
Para agradar nossos clientes e acionistas, em quais processos internos precisamos ter excelência? Essa é a questão-chave da perspectiva dos processos internos.
Portanto, nessa perspectiva, é importante identificar e mapear os processos essenciais para os objetivos da empresa para, em seguida, estabelecer formas de otimizá-los.
Um lembrete: esse aspecto não se limita apenas a melhorar processos já existentes. Dessa forma, por que não criar novos processos que facilitem ainda mais a execução da estratégia corporativa?
#4: PERSPECTIVA DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO
Por fim, a perspectiva de aprendizado e crescimento que se resume em: Para alcançar nosso objetivo estratégico, como devemos aprender e inovar?
Essa perspectiva tem, portanto, foco no conhecimento da empresa. É através dela que o objetivo é garantir o crescimento a partir de investimentos em equipamentos, pesquisas, capacitação de recursos, dentre outros.
Além disso, é importante ressaltar que tanto o clima organizacional quanto a cultura da empresa também são áreas trabalhadas nessa perspectiva.
Afinal, todos os objetivos listados serão executados por um colaborador, certo? E nada melhor do que ter um colaborador engajado e alinhado com os objetivos da empresa.
Os elementos-chave: o que compõe um modelo de BSC?
Bom, agora que você já tem a resposta para “BSC, o que é?” e conhece cada uma das suas perspectivas, chegou a hora de conhecer os elementos-chave desta metodologia.
Afinal, o que você precisa para colocar o modelo de BSC em prática na sua empresa?
1. Mapa Estratégico
Documento, ferramenta visual que contém a estratégia da empresa detalhando, um a um, objetivos referentes a cada uma das quatro perspectivas.
2. Objetivo Estratégico
São os objetivos propriamente ditos, especificando o que deve ser alcançado em cada perspectiva para que a empresa tenha sucesso a longo prazo.
3. Indicadores
Os indicadores servem para sinalizar o progresso, ou seja, indica se os objetivos foram ou não atingidos. Portanto, é importante que eles sejam claros, de fácil obtenção e mensuráveis.
Para saber mais sobre como estabelecer os melhores indicadores de desempenho para o seu BSC Balanced ScoreCard, leia nosso artigo completo.
4. Meta
As metas referem-se ao nível de desempenho que precisa ser alcançado para que os objetivos sejam alcançados.
5. Plano de ação
Definir é uma coisa, agir é outra, certo? Portanto, o plano de ação conta com o conjunto de medidas necessárias para atingir as metas e objetivos estratégicos.
Algumas vantagens do BSC Balanced ScoreCard
A essa altura você já entendeu melhor porque o BSC Balanced ScoreCard é considerado uma ferramenta tão revolucionária, não é mesmo?
Aliás, a verdade é que as vantagens do modelo de BSC vão além dos seus objetivos…
#1. Alinhamento e implementação da visão estratégica da empresa;
#2. Estabelecimento de metas;
#3. Estabelece prioridades;
#4. Ampliar e melhorar a comunicação interna;
#5. Foca em ações;
#6. Acompanhamento frequente das metas.
#7. Melhora e agiliza o processo de tomada de decisões;
#8. Melhorar o aprendizado estratégico e o feedback;
#9. Busca avaliação frequente de processos;
#10. Promove, portanto, a inovação;
Software de Gestão: implementação de sucesso do modelo de BSC
Pois é, o BSC oferece diversas vantagens, apesar disso implementar um modelo de BSC que funcione a longo prazo talvez não seja a tarefa mais fácil. Afinal, é preciso muito planejamento e controle.
Aliás, o acompanhamento e gestão das metas e indicadores pode ser bastante desafiador, já que, em geral, demanda algum tempo para ser registrado e consolidado pelas equipes.
Porém, todo esse processo – da implantação ao controle – pode ser de forma mais simples com o apoio de software de gestão de equipes, metas e resultados, como o placcar.
O placcar permite que gestores possam a acompanhar em tempo real as metas e resultados das suas equipes e colaboradores.
Por sua vez, os próprios colaboradores também podem acompanhar diariamente de maneira simples e objetiva o seu progresso em cada meta.
Portanto, a tecnologia torna o processo muito mais fácil, rápido e eficiente. Com pouco esforço, é possível ter à mão as informações relevantes para monitorar e alcançar os objetivos do seu negócio.
Interessante, não é mesmo?
Em resumo, um software de gestão de equipes, metas e resultados, como o placcar, complementa ainda mais as vantagens do modelo Balanced ScoreCard.
Afinal, ele facilita a implementação e sustentabilidade do modelo a longo prazo.
Agora que você já sabe tudo sobre essa metodologia revolucionária, não tem como ficar de fora, né? Portanto, se quiser o nosso apoio, fique a vontade para entrar em contato ou solicitar uma demonstração.