Você sabe o que é gamificação empresarial?
É bem provável que sim, mas talvez você ainda não saiba como aplicá-la na prática. E para entender melhor sobre o tema, se imagine nesta situação…
Alguma vez você começou a jogar algum jogo de cartas, de tabuleiro ou de videogame e ficou tão concentrado em superar um desafio que nem viu o tempo passar?
Pois é, a ideia da gamificação nas empresas é justamente essa: engajar os colaboradores em torno da estratégia da companhia de maneira lúdica.
Neste artigo, você irá descobrir porque empresas como Cisco, Microsoft, Deloitte, Google e Nike vem usando princípios de gamificação em suas operações.
Vamos desvendar algumas técnicas de gamificação em base ao que usamos aqui na placcar.
Continue lendo para entender como funciona a gamificação nas empresas, suas vantagens e como se dá a sua aplicação.
O que é gamificação empresarial?
A gamificação corporativa consiste basicamente aplicar características de jogos ou games ao ambiente empresarial.
A aplicação de técnicas de gamification para os colaboradores pode ser realizada em ações pontuais, mas pode também pautar toda a gestão das equipes a longo prazo.
É importante frisar que gamificação empresarial não significa necessariamente criar um game. Aqui na placcar, por exemplo, usamos características comuns de jogos dentro de um sistema de gestão.
Na tela a seguir, você pode notar que vinculamos metas a pontuações que podem significar uma bandeira verde, amarela ou vermelha para o desempenho do funcionário.
Esse é só um pequeno exemplo e há muitas outras possibilidades.
Mas, afinal, quais são as características de jogos que podem ser aplicados à realidade de uma empresa?
Como funciona a gamificação nas empresas e suas vantagens
Bom, a base da gamificação empresarial está no acompanhamento das metas e do desempenho dos colaboradores de maneira lúdica, diariamente.
O colaborador passa a saber se está indo bem ou mal em relação à equipe. Também passa a ter conhecimento de como está o desempenho de sua equipe em relação à outras.
“Se você não pode medir, não pode gerenciar” – Peter Drucker
Por outro lado, uma plataforma que use os conceitos modernos de gamificação permite que o gestor acompanhe em tempo real o desempenho de cada colaborador e das suas equipes.
Com isso, passa a ser mais fácil acompanhar resultados, desenhar planos de ação corretivos, identificar e reter talentos. Esses são alguns dos benefícios do placcar, por exemplo.
É verdade que a grande maioria das empresas já utiliza um sistema de metas para estimular a performance dos colaboradores.
No entanto, em uma plataforma de gamificação empresarial, essas metas passam a ser mais tangíveis e visuais. Elas passam a ser também mais intuitivas. Afinal, todo jogo possui regras e instruções que vão guiando o comportamento dos “jogadores”.
Portanto, as ferramentas de gamificação empresarial devem ir norteando os colaboradores com relação às ações que devem ser tomadas para corrigir ou melhorar o seu desempenho.
Competição saudável: desempenho individual em prol do resultado coletivo
Repare que ao estabelecer desafios individuais e coletivos é possível estimular uma competitividade saudável.
No placcar, por exemplo, mostramos a pontuação dos colaboradores e das equipes que estão logo à frente ou atrás no “ranking”. É possível escolher se o sistema irá revelar nome e pontuação ou somente a pontuação.
Alguns de nossos clientes preferem revelar apenas a pontuação para não gerar uma superexposição. A verdade, porém, é que isso vai depender muito da cultura da empresa.
De qualquer forma, essa visibilidade da performance engaja as equipes constantemente na busca por melhores resultados, estimulando a tal “cultura de resultados” que tanto valorizamos aqui na placcar.
Quando cada um percebe o seu impacto no objetivo comum, passa a entender o valor do seu trabalho e a se sentir parte importante da equipe e da empresa.
Mas “gamificar” não significa apenas monitorar o desempenho.
Gamificação também inclui estabelecer recompensas que passam a fazer parte da realidade dos colaboradores.
E é justamente sobre isso que vamos falar agora.
Gamificação empresarial e recompensa: feedback à serviço da cultura de resultados
Até agora você já entendeu que a gamificação estimula a participação, a competitividade e a cooperação.
O que ainda não mencionamos é que as ferramentas de gamificação servem também para criar uma rotina de reconhecimento e de estímulo ao bom trabalho.
Ganhar pontos, moedas ou “passar de fase” são pequenas ações que valorizam os esforços das equipes no dia-a-dia.
A própria plataforma de gamificação fornece feedback imediato aos participantes em relação ao seu desempenho, complementando a atuação do gestor.
Esse reconhecimento constante por metas alcançadas gera status e estimula o senso de realização do colaborador sem, no entanto, criar um ambiente de “competição agressiva”.
No geral, as empresas já sabem o poder do incentivo sobre a motivação e a performance.
No entanto, investem muito mais em recompensas exclusivamente financeiras: programas de remuneração a curto prazo que mantém a equipe motivada apenas por um instante, mas não a longo prazo.
É o que aqui chamamos de vôo de galinha.
O desafio é estabelecer um sistema de metas vinculado a um sistema de recompensas – financeiras ou não – a longo prazo e com acompanhamento diário.
Essa é uma fórmula inteligente para gerar uma mudança de comportamento e é também uma das etapas para criar a tão sonhada cultura de resultados.
Como implementar a gamificação empresarial: 7 etapas
Agora que você já sabe as principais características da gamificação nas empresas e suas vantagens, chegou a hora de conhecer etapas fundamentais que guiam a sua implementação.
#1) Definir os objetivos
Nesta etapa inicial, é preciso traduzir o plano estratégico da empresa em metas gerais da companhia. Elas devem ser desafiadoras, mas alcançáveis.
#2) Especificar formas avaliar os resultados (indicadores)
Para acompanhar o progresso dos colaboradores não basta ter um objetivo, é preciso definir uma forma clara de identificar quando ele foi atingido.
Por isso, cada uma das metas precisa ter o seu indicador de sucesso. Números de vendas, de atendimentos e de reclamações são exemplos de métricas bastante comuns.
#3) Estabelecer metas individuais e coletivas
Além das metas individuais, é importante estabelecer metas coletivas que evitem o uma performance individualista. São base para a competição saudável e criam um sentimento de pertencimento.
Veja também os artigos:
→ Gestão de Metas, o segredos das empresas com foco em resultados
→ Como estabelecer objetivos e metas de uma empresa: metodologia SMART e OKR
#4) Estabelecer as regras do jogo
Nesta etapa, é preciso responder quais as melhores estratégias para alcançar os objetivos, o que é o ideal e o que não é recomendado.
Assim, o jogo pode orientar os participantes sobre como chegar ao nível desejado e de que maneira.
#5) Definir as recompensas
Recompensas aos vencedores podem ser premiações – financeiras ou não- e também podem ser gestos de ser reconhecimento. O ideal é definir pequenas recompensas para estimular o bom desempenho no dia-a-dia e grandes recompensas para aqueles que tiverem resultados consistentes.
As pequenas recompensas são aquelas que são visíveis imediatamente após alguma ação.
#6) Comunicar com eficiência
É preciso comunicar com clareza às equipes tudo o que foi definido nas etapas mencionadas acima para garantir que todos tenham condições de atingir seus objetivos.
Se necessário, crie um manual com as “regras do jogo”.
Esse também é o momento de ensinar na prática como usar as ferramentas de gamificação.
#7) Monitorar os resultados com frequência
É preciso que haja um acompanhamento constante da performance. Essa ação deve partir dos gestores até que a cultura de resultados entre “na veia” de cada um dos colaboradores.
Cabe ao gestor valorizar as melhores performances e identificar em que pontos de dificuldade, solucionando-os com treinamento e capacitação. Aliás, também está “na moda” usar a gamificação em treinamentos.
E é claro que todo esse processo precisa ser respaldado por um sistema que mantenha o registro e o controle sobre os parâmetros definidos.
Software de gamificação empresarial
O placcar, é um software de gamificação empresarial cujo foco está gestão de equipes, metas e resultados.
O nosso software se baseia nos modernos conceitos de gamificação para engajar os colaboradores em torno de suas metas e criar um clima de competição saudável.
Ele permite o monitoramento do progresso em cada meta em tempo real.
Dessa maneira, o nosso software de gamificação empresarial também permite que os colaboradores visualizem o impacto da sua performance no resultado de campanhas e na remuneração variável.
Além disso, de maneira lúdica e ética, essa plataforma de gamificação empresarial também dá visibilidade aos colaboradores de como a sua performance está em relação aos demais e como está a pontuação da sua equipe está em em relação as demais. Valorizamos o resultado individual em prol do coletivo, fomentamos a autogestão e uma cultura de resultados.
Se você tem interesse em implementar a gamificação empresarial para fazer a gestão das suas equipes, entre em contato conosco.