Muitos gestores não sabem disso, mas o sucesso da metodologia BSC está diretamente ligada ao uso de indicadores de desempenho inteligentes.
Afinal, definir os indicadores do Balanced ScoreCard é uma das etapas mais importantes para a implementação eficiente dessa metodologia.
Porém, esse processo parece ser um pouco desafiador…
Muitos gestores têm dificuldade para determinar os melhores indicadores. Afinal, são tantas as informações que chegam a eles que um pouco de dúvida na hora de escolher os indicadores BSC acaba sendo inevitável.
E qual é o resultado de uma má escolha?
Indicadores ineficientes dificultam a tomada de decisão, aumentam a possibilidade de erros e afastam a empresa do seu objetivo estratégico.
Esse problema, no entanto, pode ser facilmente resolvido com a ajuda de um software BSC.
Quer saber como?
Nesse artigo, vamos ajudá-lo a entender mais sobre os indicadores BSC, apresentando suas formas e características mais importantes.
Além disso, vamos desvendar também os principais benefícios que um software BSC pode trazer para o seu negócio.
Relembrando BSC: o conceito e as etapas do Balanced ScoreCard
Em outro artigo completo sobre o tema, explicamos que o Balanced ScoreCard é uma metodologia estratégica que impulsiona o crescimento da empresa através da análise de quatro perspectivas.
A perspectiva financeira, a do cliente, a dos processos internos e a perspectiva do aprendizado e crescimento.
Criada pelos professores Robert S. Kaplan e David P. Norton, o BSC foi eleito pela Harvard Business Review uma das ferramentas de gestão mais revolucionárias dos últimos 70 anos.
Seu processo de implementação pode ser dividido em 5 partes:
- Estabelecer a visão da empresa
- Definir os objetivos estratégicos
- Escolher os melhores indicadores
- Elaborar um plano de implementação
- Acompanhar resultados, através dos indicadores
Um dos segredos da implementação da estratégia BSC é, portanto, uma escolha consciente dos melhores indicadores do Balanced Scorecard, assim como o seu constante monitoramento (algo que um software BSC pode solucionar).
Se você quiser saber mais sobre a implementação metodologia Balanced ScoreCard e ver alguns exemplos práticos, recomendo este artigo.
Indicadores BSC: Equilíbrio entre indicadores de resultado e indicadores de tendência
Dentre os indicadores do modelo Balanced ScoreCard, existem dois mais importantes e eficientes:
Os indicadores de resultado e os indicadores de tendência.
Para explicar o conceito, vou citar um exemplo:
EXEMPLO
Imagine que a sua empresa queira melhorar a performance dos técnicos e opte, como solução, por uma série de cursos e treinamentos.
Nesse caso, os indicadores de tendência seriam quantos cursos cada técnico realizou ou quantas aulas foram assistidas em total.
Já os indicadores de resultado poderiam ser a quantidade de reclamações por problemas técnicos ou o índice de satisfação dos clientes após a compra.
Portanto, optando por esses dois modelos de indicadores, todos os resultados da implementação, diretos ou indiretos, estão sendo avaliados.
Interessante, não é mesmo?
Afinal, quanto mais equilibrado for a relação número de indicadores de resultados vs. número de indicadores de tendência, melhores serão os resultados alcançados com a metodologia Balanced ScoreCard.
E como veremos adiante, o software BSC é a ferramenta ideal para ajudar a encontrar esse equilíbrio.
Características dos indicadores do Balanced ScoreCard
Os indicadores do Balanced ScoreCard têm uma função bastante clara dentro da metodologia:
Eles são escolhidos para facilitar o acompanhamento dos objetivos e metas da empresa de forma prática e objetiva.
Portanto, os indicadores do Balanced ScoreCard precisam apresentar algumas características que podem ser facilmente estruturadas com o uso de um software BSC. São elas:
Indicadores BSC – Característica #1. Comunicação estratégica
O indicador permite o correto monitoramento do objetivo ou dá chances para ambiguidades e más interpretações?
Indicadores BSC – Característica #2. Frequência nas medições
Qual é a melhor frequência para medir determinado indicador: anual, mensal ou diária?
Indicadores BSC – Característica #3. Confiabilidade e repetições
Os indicadores são medidos sempre da mesma forma ao longo do período? Evite qualquer variação no método de medição. Evitando assim distorções nos resultados.
Indicadores BSC – Característica #4. Custo x Benefício
Os custos de medir um indicador são maiores que os benefícios que ele irá trazer para a empresa? Caso sim, este não é uma boa alternativa. Afinal, indicadores complicados ou sujeitos a muitas variações podem não levar a nada e apenas atrasar o processo de tomada das decisões estratégicas.
Indicadores BSC – Característica #5. Longo prazo
Afinal, os indicadores medidos são capazes de levar melhorias significativas para dentro da empresa ou têm um impacto pequeno?
Software BSC: Indicadores personalizados para o seu Balanced ScoreCard
Agora, você já entende a importância de selecionar indicadores de desempenho inteligentes na hora de implementar o modelo Balanced Scorecard, não é mesmo?
Imagine então poder contar, não apenas com bons indicadores, mas também com indicadores personalizados .
Indicadores que levem em consideração todo o histórico de dados da sua empresa.
Indicadores que retratam o cenário atual da sua empresa e não apenas situações padrões do mercado.
Afinal, cada empresa é uma empresa, certo?
O placcar – nosso software de gestão de equipes, metas e resultados – conta com funcionalidades para monitorar os indicadores definidos pela sua empresa, sejam eles indicadores padrão da metodologia Balanced Scorecard ou não.
Nosso software de gestão de equipes, metas e resultados permite o monitoramento diário do progresso em cada meta e objetivo de acordo com os seus indicadores.
Dessa maneira, os gerentes têm sempre à mão de maneira simples e objetiva as principais informações da sua equipe e, se necessário, de cada colaborador.
Esse diagnóstico preciso, portanto, permite tomar as ações necessárias para ajustar qualquer desvio no plano estratégico a tempo de bater as metas.
Por outro lado, os colaboradores também podem acompanhar a sua performance diariamente. Eles podem visualizar na tela o impacto que o seu desempenho tem na remuneração variável, um elemento-chave para gerar engajamento.
E não menos importante: os colaboradores passam a ter clareza com relação aos seus objetivos e quais são as metas mais estratégicas pela empresa.
Portanto, do ponto de vista técnico, o placcar pode ser integrado a outras plataformas e fontes de dados garantindo, assim, que você sempre terá as informações estratégias com rapidez e simplicidade.
Na verdade, esses benefícios são apenas um pouco do que o placcar pode fazer para apoiar sua empresa na implementação da metodologia BSC de maneira ágil, correta e com simplicidade.
Se você quiser continuar lendo mais sobre indicadores inteligentes de desempenho e como o placcar pode ajudar a personalizá-los, continue a leitura: