Já imaginou dirigir por uma estrada com os olhos vendados?

Parece ser bastante desafiador, não é mesmo?

Pois é…

Esse desafio é o mesmo que a sua empresa enfrentará diariamente se você não apostar em indicadores de desempenho.

Afinal, eles servem justamente como uma bússola para o seu negócio.

Os indicadores de desempenho permitem a análise de resultados de forma direcionada, guiando gestores, equipes e colaboradores para uma mesma direção.

Certamente, as empresas que realizam a gestão de indicadores têm mais controle sobre os seus processos e resultados.

Quer saber como esse modelo de gestão pode dar o rumo perfeito para o seu negócio?

Nesse artigo, você irá descobrir:

  •   o que são indicadores de desempenho;
  •   a importância de optar por indicadores inteligentes;
  •   alguns exemplos de indicadores para o sucesso; e
  •   como escolher os indicadores de desempenho para o seu negócio.

Além disso, você também irá conhecer como a inteligência artificial pode te ajudar a criar indicadores personalizados de acordo com os seus objetivos estratégicos.

Vamos lá?

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de Desempenho - Gestão por Desempenho

Os indicadores de desempenho são métricas que quantificam a performance do seu negócio com base nos objetivos organizacionais.

Com eles, é possível entender quais objetivos foram alcançados e quais precisam ser ajustados para atingir as metas.

É aquele famoso mantra: sem medir, não há gestão.

Por exemplo, se você for um revendedor de carros, poderá usar como indicador o volume de vendas em cada época do ano para entender melhor a sazonalidade.

Ou, se você for gestor de uma equipe de vendas, poderá escolher como indicador a taxa de conversão das vendas para visualizar a produtividade da sua equipe.

As possibilidades são muitas…

Mas, como veremos mais para frente, a escolha dos indicadores perfeitos dependerá diretamente da estratégia do negócio. Afinal, é preciso mantê-los alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

Essa é a única maneira de garantir que eles efetivamente contribuirão para melhorar o processo de tomada de decisão e implementação do plano estratégico.

Indicadores Inteligentes: a chave do sucesso da Gestão de Indicadores

Indicadores de Desempenho - Gestão de Indicadores

Responda com sinceridade, quantas vezes você já não se deparou com indicadores que geram decisões e comportamentos inadequados?

Pois é, esses seriam o contrário aos “indicadores inteligentes”. Aqui, iremos chamá-los de “indicadores ineficientes”.

Indicadores ineficientes são aqueles que, à primeira vista, parecem relevantes, mas no final das contas acabam desperdiçando tempo e energia, alimentando comportamentos e decisões equivocadas.

Quer ver um exemplo bem fácil?

Imagine que você queira emagrecer e tenha definido o peso como indicador de sucesso.

Parece uma boa ideia não é mesmo?

Bom, nem tanto…

Afinal, o peso varia muito dia após dia por diversos fatores: retenção de líquidos, ganho de massa magra, horário da pesagem, excesso de suor e etc.

Portanto, utilizar o peso como única métrica para avaliar o emagrecimento é um exemplo do uso de um indicador ineficiente.

Ele pode fazer com que você chegue a conclusões erradas como, por exemplo, “não estou tendo progresso” e se você não estiver alcançando o resultado esperado na balança, facilmente se sentirá desmotivado a continuar, não é mesmo?

Pois é, no mundo dos negócios isso também ocorre: se você não optar por “indicadores inteligentes” para medir o desempenho da sua operação, há grandes chances de que você chegue a conclusões equivocadas e estabeleça um plano de ação ineficiente.

O impacto?

Menor eficiência na operação, menor produtividade das equipes, perda de oportunidades para aumentar a rentabilidade e reduzir os custos.

Por outro lado, os indicadores inteligentes geram possibilidades reais de melhorias nos processos, além de trazerem insights valiosos para os gestores.

Portanto, para fugir dessa cilada e escolher os melhores indicadores, é preciso conhecer um pouco mais sobre as categorias dos indicadores de desempenho.

As 4 categorias de indicadores de desempenho

#1. Indicadores estratégicos

Indicadores estratégicos indicam o quão perto a empresa está caminhando na direção dos objetivos-macros (missão, visão e etc.). Eles indicam como está o cenário atual com relação ao que deveria ser. Um ótimo exemplo dos indicadores estratégicos é o market share da companhia, por exemplo.  

#2. Indicadores de eficiência

Indicadores de eficiência medem a quantidade de recursos consumidos internamente em cada processo. Em geral, estão relacionados à produtividade como, por exemplo, a medição hora/colaborador: hora investida por cada colaborador para realizar determinada tarefa.

Indicadores de Desempenho - Software: gestão de KPI

#3. Indicadores de qualidade

Indicadores de qualidade andam juntos com os de eficiência. Eles ajudam a entender se houve algum desvio não esperado. Podem estar focados, por exemplo, em medir a satisfação dos clientes e as características de um produto ou serviço.

#4. Indicadores de capacidade

Indicadores de capacidade medem a capacidade de resposta de um processo, por exemplo: Podemos citar a quantidade de atendimentos que a sua equipe consegue realizar em um determinado período de tempo. Esse indicador sinaliza, por exemplo, a empresa X tem capacidade operacional para atender 10 pessoas ao mês com apenas 2 atendentes.

Indicadores de Desempenho - Software: Gestão KPI

Outros exemplos de indicadores para medir o sucesso da sua empresa

Dentro de cada categoria de indicadores de desempenho, existem outros indicadores básicos bastante utilizados. Alguns deles são:

  •   Indicadores de lucratividade: relação percentual entre o lucro e as vendas totais da empresa;
  •   Indicadores de rentabilidade: relação percentual entre o lucro e o total de investimentos feitos na empresa;
  •   Indicadores de competitividade: medem a relação da sua empresa com a concorrência (exemplo: marketshare);
  •   Indicadores de sucesso de vendas: mostram a relação das vendas concretizadas com as oportunidades de negociação naquele determinado período de tempo

Se quiser saber mais sobre métodos para definir metas e objetivos, veja:

[Artigo] Metodologia OKR: Tudo sobre o método Google para definir metas e objetivos

Caminhando para o rumo certo: como escolher o melhor indicador para a sua empresa?

Indicadores de Desempenho - Gestão de Desempenho

Já deu para perceber que quando o assunto são os indicadores de desempenho, as possibilidades são muitas, não é mesmo?

Com esse cenário, é normal ficar confuso e utilizar indicadores padrões que não necessariamente são os melhores para o seu negócio.

Ou até mesmo, cair na besteira de escolher alguns indicadores ineficiente. Aqueles que, como você sabe, podem levar a sua empresa para um rumo não esperado.

Aliás, o excesso de dados sobre a operação, gerados a cada minuto, têm aumentado a dificuldade na hora de escolher os melhores indicadores e sua posterior análise.

Portanto, para, escolher indicadores inteligentes e garantir o sucesso da gestão de indicadores busque priorizar aqueles que são:

  •   Coerentes com a missão estratégica da empresa;
  •   Quantitativamente mensuráveis;
  •   Orientados para o aprendizado, estimulando novas reflexões;
  •   Viáveis do ponto de vista operacional e financeiro; e
  •   Simples, capazes de serem compreendidos por todos da equipe.

Inteligência artificial e Indicadores personalizados

Indicadores de Desempenho - Software: Gestão de KPI

Você sabia que a inteligência artificial pode ser usada para otimizar os resultados de indicadores?

Sim, ela pode apontar as situações ou oportunidades nas quais os indicadores poderão ter melhores resultados.

No caso do revendedor de carros seria possível, através do nosso software, identificar, por exemplo: qual é o melhor momento para vender cada carro considerando o histórico dos últimos anos ou ainda qual é a sazonalidade nas vendas para cada modelo de carro.

É interessante notar que, conforme novas vendas forem realizadas, o sistema aprende as novas tendências. E, automaticamente, passa a refleti-las no indicador mencionado.

Dessa forma, o software é capaz de aprender com os dados atuais ao mesmo tempo que vai se atualizando com os novos dados. Sendo, então, sempre capaz de se adaptar ao cenário atual do seu negócio.

Pois é, parece coisa de filme, mas já é realidade…

É fato: a Inteligência Artificial e o processo de machine learning permitem análises que dificilmente poderiam ser realizados pela sua equipe com frequência.

Daí a importância de recorrer à tecnologia na hora de desenhar e controlar os principais indicadores de desempenho do seu negócio.

Aliás, o placcar – nosso software de gestão de equipes, metas e resultados – já é capaz de utilizar machine learning para reportar os resultados dos indicadores que são verdadeiramente eficientes para o seu negócio.

Interessante, não é mesmo?

Gestão de Indicadores: acompanhe os indicadores com um software gestão de KPIs

Indicadores de Desempenho - Software de gestão de KPI

Sejamos sinceros: do que adianta ter todos os dados relevantes para o sucesso da sua empresa, se você não acompanhar frequentemente? 

Eu diria que a etapa de acompanhamento dos indicadores de desempenho é tão importante quanto a sua escolha.

Afinal, sem medição não há gestão, lembra?

O fato é que, através do acompanhamento frequente dos indicadores, é possível tomar as decisões necessárias para que a sua empresa continue no rumo certo.

Sim, eu sei… Muitas vezes, nesse “mar de dados” fica difícil ter à mão a informação relevante do seu negócio.

Então, como conseguir gerenciar tantos dados, gerando informação simples, objetiva e relevante, sem consumir tempo da equipe?

E é aí que a tecnologia entra, mais uma vez, para te ajudar na gestão de indicadores.

Além de oferecer a possibilidade de criar indicadores personalizados para o seu negócio, um software de gestão de equipes, metas e resultados, como o placcar, será fundamental para o acompanhar em tempo real o progresso em cada indicador.

O placcar pode ser o seu “braço direito” quando o assunto é gestão de negócios.

Através dele, conseguimos medir os principais indicadores por colaborador, equipe, território, canal e etc. Proporcionando, assim, um diagnóstico preciso e completo da operação.

A partir daí, fica mais fácil criar o planos de ação para bater a meta.

Afinal, tão importante quanto acompanhar e medir, é agir!

O acompanhamento em tempo real dos indicadores e os dashboards personalizados do placcar conseguem transformar dados em ação, direcionando comportamentos, aumentando o engajamento das equipes e garantindo, assim, que seu negócio continue sempre no rumo certo.

Se quiser saber mais sobre como o placcar pode ajudar aumentar a produtividade das equipes e a rentabilidade do negócio, continue lendo em:

[ARTIGO] Software de Acompanhamento de Metas: a ferramenta das equipes que geram resultados

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