Está pensando em implementar uma campanha de vendas para a equipe?
Em tempos de alta concorrência e instabilidade econômica, essa pode ser uma ferramenta-chave para manter a rentabilidade do negócio.
Uma campanha de vendas pode garantir resultados positivos, metas alcançadas e equipes engajadas.
Nesse artigo, você irá descobrir em apenas 5 passos como implementar uma campanha de vendas que ensina e motiva a equipe.
Sim, uma campanha que gere resultados, integração e engajamento entre seus vendedores…
Vamos lá?
Não ignore a importância da campanha de vendas para a equipe
Existem diversos modelos e formatos de campanha de vendas para a equipe.
A escolha irá depender do tamanho, do setor e da estrutura da sua empresa.
Independentemente do formato, para ter sucesso, é preciso enxergar a campanha como algo muito além de uma ação comercial.
É também uma oportunidade de ensinar e moldar novos comportamentos.
Veja, uma campanha de vendas é algo extra e pontual, algo que vai além daquilo que já estava planejado.
Sim, é um excelente recurso para estimular a superação das metas ou compensar gaps nos resultados passados.
Além disso, uma campanha de vendas é um atrativo e tanto na hora de incentivar os vendedores a darem o melhor de si.
Em parte, esses efeitos estão relacionados ao fato de que bons vendedores têm aquela vontade interna de se superarem e de ganharem sempre.
Sim, a competição é um dos combustíveis naturais da profissão de vendedor.
E por que não aproveitar essa característica para maximizar resultados?
A seguir, você verá que não é difícil ter sucesso em uma campanha de vendas.
Basta organização, planejamento e, claro, muita criatividade!
Manual completo do incentivo para a equipe de vendas: 5 passos para uma campanha de vendas de sucesso
PASSO #1. Definir objetivos e metas da campanha de vendas
a. Definindo o objetivo
O objetivo da campanha é a razão pela qual ela existe.
Ele precisa estar alinhado com o planejamento estratégico da empresa.
O objetivo mais comum em campanhas de vendas geralmente é… aumentar as vendas!
No entanto, existem diferentes estratégias por trás desse objetivo, por exemplo:
Aumentar a venda…
- De determinado produto
- Em uma região específica
- De combos ou pacotes
- Em volume
- Em rentabilidade (aumentar a venda de produtos de maior margem)
E ainda poderíamos citar outros objetivos, como:
- Vender menos em crédito e mais em débito
- Reduzir o prazo de pagamento
- Melhorar a qualidade (menos reclamações e cancelamentos)
- Reduzir o % e quantidade de descontos concedidos
Além disso, como já mencionamos, campanhas são excelentes para moldar novos comportamentos.
Por isso, são também muito eficazes para apoiar o lançamento de novos produtos.
É uma maneira de estimular a equipe a entender e a dar mais foco a um determinado produto.
E atenção: ao definir um objetivo, não deixe a mensagem pela metade. Busque explicar para os seus vendedores o porquê daquele objetivo macro.
Portanto, mostre que esse incentivo para a equipe de vendas não é à toa…
Ele está atrelado aos objetivos da empresa.
Assim, os seus vendedores podem entender que são parte de grupo, unido e focado em um objetivo comum.
Dessa maneira, você irá garantir ainda mais motivação por parte da equipe na campanha de vendas.
b. Definindo metas e mini-metas
Após definir os objetivos da sua campanha de vendas, a próxima tarefa é desenhar as metas que constituem esse objetivo.
Trace metas claras, objetivas e simples para o time e para cada vendedor.
Considere também dividir a meta em “mini-metas”, por exemplo: divida o valor total por semanas ou dias úteis.
Assim você pode garantir que sua equipe esteja constantemente motivada.
Afinal, metas de curto-prazo podem sustentar por mais tempo a motivação e engajamento do seu time de vendedores.
É também uma maneira de fazer que aquele grande número que parecia impossível seja visto como algo viável e alcançável.
PASSO #2: Planejamento estratégico e criativo
Com objetivos e metas desenhados, chegou a hora de traçar o planejamento estratégico e criativo da campanha de vendas.
a. Escolha um tema
Escolher um tema interessante e divertido pode garantir logo de início a animação por parte da sua equipe.
Datas comemorativas? Olimpíadas? Oscar? Fórmula 1? Copa do Mundo?
Abuse da criatividade!
b. Defina e respeite as regras
Toda competição precisa ter regras bem claras e definidas antes de começar.
Pode dar desconto ou parcelar para garantir a venda?
Pode vender agora e entregar depois?
E no caso de inadimplência?
Tudo isso precisa ser extremamente bem planejado e estruturado no regulamento da campanha de vendas.
Outro ponto muito importante é: não altere as regras durante a campanha!
Isso pode gerar descrédito, desconfiança e até um sentimento de injustiça entre equipe.
Porém, se a alteração for extremamente necessária, aplique a lógica do “sempre algo a mais, nunca algo a menos”.
“Quando as tropas fogem ou são insubordinadas, caem ou são derrotadas, a culpa é do general”.
Arte da Guerra – Sun Tzu
c. Determine o período de duração da campanha
O tempo de duração da sua campanha de vendas depende bastante dos seus objetivos estratégicos. O ideal, no entanto, é algo entre 30-45 dias.
Mas, caso você queira apostar em algo maior, como uma maratona, divida o período em mini-campanhas para garantir que o nível de engajamento seja sustentável.
d. Escolha a premiação
Por fim, chegou a hora de definir a premiação da sua campanha de vendas.
Seja criativo e busque algo incomum.
Se conseguir envolver a equipe na escolha do prêmio, melhor ainda!
Muitas campanhas acabam não indo para frente porque escolhem prêmios que agradam os diretores, mas que no fundo são bem distantes da realidade dos vendedores.
Pense que, na maioria da vezes, a intenção e o significado valem muito mais do que o valor do prêmio em si.
Portanto, mesmo que o orçamento seja limitado, invista tempo para escolher algo que realmente vai atrair a atenção da sua equipe.
Quer algumas dicas para escolher o prêmio?
→ [Artigo] Ideias de premiação para vendedores
PASSO #3: Comunicação
Com os objetivos e metas definidos, planejamento estratégico e criativo traçado?
Então, chegou a hora de comunicar sua campanha de vendas para a equipe.
Você sabe um dos principais motivos para que campanhas de incentivo para a equipe de vendas não alcançam seus objetivos?
… Porque não comunicam de forma clara e constante!
Você poderá dividir a comunicação em algumas etapas:
Etapa 1: Pré-lançamento
Que tal desenvolver um logo atrativo, um slogan bem fácil de pegar e que reflita a meta?
Etapa 2: Lançamento
Forneça aos participantes todas as informações que foram traçadas nos passos 1 e 2: quais são as metas individuais, coletivas, prazos e regras da campanha?
Se tiver um orçamento maior, aposte em um kit com brindes relacionados à campanha.
Espalhe cartazes e faixas pela empresa para garantir que todos estão por dentro.
Por isso, lembre-se: Nessas horas, quanto maior a comunicação, maior será a garantia de adesão.
Etapa 3: Acompanhamento dos resultados
Esse é um ponto muito importante:
Não se esqueça de comunicar o progresso das equipes e colaboradores.
Afinal, sem medir constantemente os resultados, fica difícil engajar e atingir os objetivos planejados.
Sabemos que esse é um ponto sensível e crucial para que a sua campanha de vendas tenha sucesso.
E a boa notícia é que o placcar – nosso software de gestão de equipes, metas e resultados – permite um acompanhamento em tempo real da performance de colaboradores e das equipes.
Todos podem acompanhar os seus resultados, o quão longe ou perto estão de alcançar as suas metas e qual a sua posição em relação a outros colaboradores e equipes.
Assim fica mais fácil, não é mesmo?
PASSO #4: Celebração e Reconhecimento
E enfim, o momento tão esperado: a celebração!
Por isso, lembre-se de reconhecer os esforços da equipe como um todo.
Afinal, não é só o vendedor vencedor que se dedicou, não é mesmo?
Se o orçamento permitir, você poderá apostar em uma festa.
Caso contrário, um simples anúncio público agradecendo aos envolvidos e reconhecendo aqueles que se destacaram também terá um efeito positivo.
PASSO #5: Avaliação e feedback pós-campanha
Terminada a campanha, faça uma avaliação dos resultados.
Nessa hora, vá além dos números relativos às metas e objetivos…
Lembre-se responder algumas perguntas, como:
O que o vencedor da campanha fez e que pode ser adotado pela equipe?
O que colaborou para ou impediu os resultados desejados?
Identifique as melhores práticas e dê esse feedback para a equipe.
Mas, entenda também o que funcionou ou não na campanha de vendas em si.
Assim, você poderá evitar os mesmos erros e caprichar ainda mais na sua próxima campanha.
Não fique de fora: Campanha de Vendas com Tecnologia
Sabemos que são muitos os cuidados para garantir o sucesso de uma campanha de incentivos para a equipe de vendas.
Por isso, disponibilizamos tecnologia para simplificar esse processo.
O placcar, nosso software de gestão de equipes, metas e resultados, possui um módulo dedicado às campanhas de vendas e incentivos.
A nossa tecnologia traz transparência e praticidade para o monitoramento da sua campanha de vendas.
Dessa maneira, aumentamos a sua taxa de sucesso e o engajamento.
Mas não para por aí…
Além de permitir acompanhamento dos resultados da campanha com simplicidade e rapidez, o placcar estimula uma competitividade saudável.
Como?
a. Gamificação em vendas
A gamificação em vendas consiste basicamente em aplicar características de jogos ou games dentro do dia-a-dia da equipe de vendas.
O nosso software foi desenhado baseando-se nesses conceitos de gamificação.
Permitindo assim, criar um clima de competição saudável entre as equipes com ainda mais leveza, apoiando-se em elementos lúdicos.
b. Competição entre equipe de vendas
O placcar possui um ranking ético que permite que os colaboradores acompanhem em tempo real o seu rendimento e saibam:
- a pontuação de quem está imediatamente à frente ou atrás na competição
- o que fazer para aumentar a sua pontuação e melhorar o seu resultado
Portanto, é possível escolher se o sistema irá revelar nomes e pontuações ou somente a pontuação.
Alguns clientes preferem essa última alternativa, evitando a superexposição e garantindo o “elemento surpresa” no final da campanha.
E o melhor…
O placcar pode ser usado para criar competições entre diferentes equipes, promovendo a integração e colaboração.
Afinal…
O maior sinal de sucesso de uma campanha de vendas não é somente alcançar a meta, mas também provocar uma verdadeira alteração de comportamento na equipe.
E, é fato: com a tecnologia correta, fica muito mais fácil realizar uma campanha de vendas de sucesso.
Se quiser saber mais sobre como podemos ajudar a implementar as suas próximas campanhas de incentivo para a equipe de vendas, fique a vontade para entrar em contato e agendar uma demonstração.
Ou, se preferir, continue lendo:
↪ [Artigo] Por que adotar um software de gestão de equipes? 8 benefícios indiscutíveis
↪ [Artigo] Software de acompanhamento de metas: a ferramenta das equipes que geram resultados