O que você tem feito para remunerar vendedores?
A sua empresa tem apostado em comissões de vendas?
E esse incentivo tem garantido os resultados e o engajamento esperados?
A verdade é que nem sempre a comissão é suficiente para garantir aquele ânimo a mais por parte da equipe de vendas.
Mas então, o que fazer quando a comissão de vendas não está gerando o efeito desejado?
Existem, claro, inúmeras alternativas…
Uma alternativa que já abordamos em detalhes em outro artigo, é apostar na remuneração variável por metas e, neste caso, estamos falando de uma remuneração por resultados.
Uma outra opção é apostar em campanhas e na premiação para vendedores.
E é exatamente sobre esse modelo de remuneração dos vendedores que vamos abordar nesse artigo.
Portanto, você irá descobrir…
- Qual a diferença entre comissão e premiação de vendas;
- Porque, em muitas vezes, a comissão pode não ser suficiente para motivar;
- Porque você deveria apostar também em incentivos não-monetários;
- Como realizar uma premiação justa e transparente dentro da sua equipe
E ainda, no final do artigo, você encontrará uma lista de ideias de incentivos e brindes para motivar a equipe de vendas.
Colocando em pratos limpos: comissão vs. premiação para a equipe de vendas
Na hora de desenhar um plano de remuneração, é grande a confusão entre a comissão e a premiação para a equipe de vendas.
Por isso, vale a pena esclarecer que as comissões são um valor mensal recorrente e relacionado ao percentual das vendas realizadas.
Já a premiação para vendedores está ligada à uma meta temporária.
É o caso, por exemplo, de uma campanha de vendas específica, com uma meta bem definida e, claro, atingível.
Uma outra diferença é que, enquanto a comissão é sempre monetária, a premiação para vendedores abrange uma variedade de recompensas que vão desde dinheiro, passando por serviços, bens e até experiências.
E, como vamos ver adiante, haja criatividade para premiar!
Quando e por que apostar em uma premiação para equipe de vendas?
Quando o assunto é como remunerar vendedores, sem dúvida as comissões são um excelente recurso.
Mas, verdade seja dita: as comissões já fazem parte da rotina do vendedor.
Por isso mesmo, muitas vezes, elas não geram a aquela motivação a mais para atingir resultados cada vez melhores.
Afinal, os vendedores estão acostumados com comissões e, em muitos casos, já contam com elas como algo garantido.
Em outras palavras, não é raro encontrar aquele vendedor um pouco mais experiente que já sabe o quanto precisa se esforçar durante o mês para alcançar a meta e garantir a comissão desejada.
E ponto. Nada além disso.
Ah, e é claro… Também tem aquela outra situação: para garantir as comissões do mês de maneira integral, muitos vendedores acabam usando alguns recursos para adiantar e facilitar a venda, como descontos e promoções.
Depende muito da empresa e do mercado, mas…
Sim, em muitos casos, a comissão de vendas – criada para motivar as equipes – acaba sendo encarada como algo rotineiro.
Ou seja, perde o seu impacto para alavancar a performance.
E agora?
Bom, se isso está acontecendo, é a hora de buscar alternativas.
Em outro artigo, listamos 6 dicas imperdíveis de como criar um programa de remuneração por resultados:
↪ [Artigo] Remuneração variável por metas: 6 segredos que você não pode ignorar
Agora, é a vez de abordar uma outra solução…
Que tal desenhar uma campanha de vendas, apostando em um modelo efetivo, atraente e dinâmico de premiação para equipe de vendas?
Mas, antes de apresentarmos 5 sugestões de prêmios e brindes para recompensar a boa performance da sua equipe de vendas, vale frisar que uma recompensa nem sempre tem que ser financeira.
Veja, não estamos falando que uma quantia em dinheiro não é um prêmio motivador, sabemos que é… O que não queremos é que você fique preso a esse paradigma.
Afinal, existem também outros tipos de incentivos que funcionam tão bem ou melhor para fazer a sua equipe entregar o melhor em uma campanha de vendas.
Ainda não está convencido?
Premiação para Vendedores: Por que apostar em incentivos não financeiros?
Você se lembra da pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow?
A ideia da pirâmide é bem simples:
Primeiro, buscamos satisfazer nossas necessidades mais básicas e que, contemporaneamente, estão muito relacionadas ao dinheiro.
Depois que superamos esta etapa (base da pirâmide de Maslow), não ficamos tranquilos: o nosso foco passa a ser em outras conquistas.
Conquistas pessoais, como: pertencer a um grupo, ser reconhecido e buscar a autorrealização.
São aspirações que não são, necessariamente, alcançadas com dinheiro.
E o que a pirâmide de Maslow tem a ver com a motivação de vendedores nas empresas?
Isso tem tudo a ver com a remuneração e motivação das equipes…
Afinal, quando conseguimos manter as contas em dia, essa “necessidade” deixa de ser uma preocupação latente.
Uma vez que as pessoas superaram a preocupação com os elementos da base da pirâmide, isto é, quando conseguem “pagar as contas básicas”, entram em cena as outras aspirações que mencionamos: pertencimento, reconhecimento e autorrealização.
Nesse momento, o “jogo” pode ser jogado em um outro nível.
É por isso que um nível em que as premiações não-monetárias podem ser tão atrativas (ou até mais) do que um incentivo exclusivamente monetário.
Engajamento e transparência: como premiar sua equipe de forma justa?
Um receio muito comum na hora de optar pela campanha de premiação é com relação a um possível sentimento de injustiça.
Afinal, se o programa de premiação não for muito bem avaliado e acompanhado, pode acabar causando “favoritismo” de alguns e, logo, a desmotivação de muitos.
Portanto, reforçamos: assim como na remuneração variável, a transparência é essencial para o sucesso da campanha de premiação.
Para isso, contar com a tecnologia de um software de gestão pode ser uma excelente alternativa.
O placcar é um software de gestão de equipes, metas e resultados. Ele permite que gestores e colaboradores acompanhem em tempo real as métricas de performance e os seus resultados.
Dessa forma, os vendedores passam a ver com transparência em que posição estão em uma campanha de vendas, por exemplo.
Podem ver também quantos pontos conseguiram acumular até aquele momento dentro da competição e o quanto precisam se esforçar para “subir” uma posição no ranking.
Interessante, não é mesmo?
É por isso que, apoiando-se em conceitos de gamificação empresarial, o placcar garante campanhas de vendas transparentes e que realmente engajam as equipes, fomentando uma competição saudável que impulsiona resultados.
Premiação para vendedores: Como escolher o melhor incentivo?
Como podemos perceber, incentivar vendedores e acelerar resultados não é só determinar metas de vendas e oferecer recompensas: é também saber construir relações poderosas que vão render frutos de produtividade, metas alcançadas e uma equipe integrada.
Por isso, antes de listarmos 5 ideias de premiação para vendedores, um conselho importante: conheça sua equipe de vendas.
Descubra os aspectos que causam preocupações e desejos em seus vendedores.
Pergunte-se: como é o dia-a-dia da sua equipe e como o prêmio poderia ajudá-las?
Muito stress e pressão? Uma viagem pode ser o que eles precisam.
Pouco tempo para investimento profissional? Aposte em bolsas de estudos e treinamentos.
5 ideias de prêmios e brindes para motivar a equipe de vendas
Listamos aqui 5 ideias de premiação para equipe de vendas.
São sugestões de prêmios e brindes para dar aquele gás na motivação da sua equipe e garantir resultados positivos para o seu negócio.
#1. Prêmios físicos
Prêmios físicos talvez sejam uma das mais comuns entre as opções de premiação para vendedores.
Porém, é importantíssimo conhecer bem os vendedores da sua equipe para escolher uma premiação de acordo com aquilo que eles vão de fato aproveitar.
Sugestões de brindes para prêmios físicos:
- Garrafas de champanhe;
- Relógios;
- Perfumes;
- Automóveis;
- Eletrodomésticos (ex.: geladeira, microondas, cafeteira);
- Eletrônicos (ex.: notebooks, smartphones, tablets).
#2. Viagens
Viagens são, sem dúvida, um prêmio cobiçado e que serve como um excelente estímulo motivacional.
Mas, na hora de selecionar o destino, escolha um lugar bastante atrativo. De preferência ofereça a chance do vendedor ter uma experiência que ele sozinho, dificilmente, poderia alcançar.
– Sugestões de viagens:
- Viagem romântica com acompanhante;
- Viagem para família com até 4 acompanhantes;
- Cruzeiros e resorts all-inclusive;
#3. Prêmios de investimento profissional
Em geral, pessoas que trabalham com vendas são competitivas e prezam pelo sucesso.
A auto-realização e o investimento profissional é algo que todo bom vendedor busca. Muitos têm o desejo de aprender outro idioma ou fazer um MBA, por exemplo.
Portanto, investir em premiação para equipe de vendas com foco no desenvolvimento de competências pode ser um ótimo caminho.
– Sugestões para prêmios de investimento profissional:
- Treinamentos exclusivos;
- Coaching;
- Participação em convenções, seminários e eventos;
- Bolsa de estudos para cursos na área (integral ou custear 50% da mensalidade)
#4. Experiências novas e memoráveis
Outra forma de premiação para vendedores bastante atraente é oferecer experiências novas e memoráveis.
Afinal, os valores pessoais são fundamentais na vida das pessoas. Dentro da sua equipe existe alguém que é apaixonado por esportes radicais, outro por cinema e até aquele que valoriza artigos de luxo.
Por isso, busque transformar os maiores valores pessoais dos membros da sua equipe em premiações memoráveis.
– Sugestões para experiências novas e memoráveis:
- Salto de paraquedas;
- Passeios de helicóptero ou de lancha pela cidade;
- Bungee-jumpinging;
- Rapel;
- Um mês de cinema grátis;
- Convites para uma pré-estreia;
- Dirigir um carro de luxo;
- Visitar uma vinícola;
- Conhecer uma fábrica de cerveja artesanal
#5. Premiações para a comunidade
Associar a premiação para vendedores com um propósito nobre também é uma alternativa atraente para fazer com que a equipe se una e se apoie em busca de melhores resultados.
Portanto, tente criar parcerias com instituições filantrópicas que estejam ligadas com a missão, visão ou segmento da sua empresa.
– Sugestões para premiações para a comunidade:
- Se todos baterem as metas, os vencedores poderão escolher uma instituição filantrópica para receber uma ajuda em dinheiro de determinado valor e, se quiserem, eles poderão ir fazer essa entrega pessoalmente;
- Atividades voluntárias, como passar o dia com idosos ou crianças carentes;
Agora que você já sabe tudo para se tornar um especialista em premiação para vendedores, que tal colocar em prática o que aprendeu?
Se quiser implementar um programa transparente e justo, motivando ainda mais a sua equipe, a placcar pode te ajudar.
Por isso, fique a vontade para entrar em contato conosco e solicitar uma demonstração.
Ou então, se você quiser conhecer mais sobre o placcar e algumas de suas funcionalidades, poderá também ler estes artigos:
↪ [Artigo] Por que adotar um software de gestão de equipes? 8 benefícios indiscutíveis
↪ [Artigo] Software de acompanhamento de metas: a ferramenta das equipes que geram resultados