O que você tem feito para remunerar vendedores?

A sua empresa tem apostado em comissões de vendas?

E esse incentivo tem garantido os resultados e o engajamento esperados?

A verdade é que nem sempre a comissão é suficiente para garantir aquele ânimo a mais por parte da equipe de vendas.

Mas então, o que fazer quando a comissão de vendas não está gerando o efeito desejado?

Existem, claro, inúmeras alternativas…

Uma alternativa que já abordamos em detalhes em outro artigo, é apostar na remuneração variável por metas e, neste caso, estamos falando de uma remuneração por resultados.

Uma outra opção é apostar em campanhas e na premiação para vendedores.

E é exatamente sobre esse modelo de remuneração dos vendedores que vamos abordar nesse artigo.

Portanto, você irá descobrir…

  • Qual a diferença entre comissão e premiação de vendas;
  • Porque, em muitas vezes, a comissão pode não ser suficiente para motivar;
  • Porque você deveria apostar também em incentivos não-monetários;
  • Como realizar uma premiação justa e transparente dentro da sua equipe

E ainda, no final do artigo, você encontrará uma lista de ideias de incentivos e brindes para motivar a equipe de vendas.

Colocando em pratos limpos: comissão vs. premiação para a equipe de vendas

Premiação para vendedores - premiação para equipe de vendas

Na hora de desenhar um plano de remuneração, é grande a confusão entre a comissão e a premiação para a equipe de vendas.

Por isso, vale a pena esclarecer que as comissões são um valor mensal recorrente e relacionado ao percentual das vendas realizadas.

Já a premiação para vendedores está ligada à uma meta temporária.

É o caso, por exemplo, de uma campanha de vendas específica, com uma meta bem definida e, claro, atingível.

Uma outra diferença é que, enquanto a comissão é sempre monetária, a premiação para vendedores abrange uma variedade de recompensas que vão desde dinheiro, passando por serviços, bens e até experiências.

E, como vamos ver adiante, haja criatividade para premiar!

Quando e por que apostar em uma premiação para equipe de vendas?

Premiação para vendedores - Brindes para premiar equipe de vendas

Quando o assunto é como remunerar vendedores, sem dúvida as comissões são um excelente recurso.

Mas, verdade seja dita: as comissões já fazem parte da rotina do vendedor.

Por isso mesmo, muitas vezes, elas não geram a aquela motivação a mais para atingir resultados cada vez melhores.

Afinal, os vendedores estão acostumados com comissões e, em muitos casos, já contam com elas como algo garantido.  

Em outras palavras, não é raro encontrar aquele vendedor um pouco mais experiente que já sabe o quanto precisa se esforçar durante o mês para alcançar a meta e garantir a comissão desejada.

E ponto. Nada além disso.

Ah, e é claro… Também tem aquela outra situação: para garantir as comissões do mês de maneira integral, muitos vendedores acabam usando alguns recursos para adiantar e facilitar a venda, como descontos e promoções.

Depende muito da empresa e do mercado, mas…

Sim, em muitos casos, a comissão de vendas – criada para motivar as equipes – acaba sendo encarada como algo rotineiro.

Ou seja, perde o seu impacto para alavancar a performance.

E agora?

Bom, se isso está acontecendo, é a hora de buscar alternativas.

Em outro artigo, listamos 6 dicas imperdíveis de como criar um programa de remuneração por resultados:

↪ [Artigo] Remuneração variável por metas: 6 segredos que você não pode ignorar

Agora, é a vez de abordar uma outra solução…

Que tal desenhar uma campanha de vendas, apostando em um modelo efetivo, atraente e dinâmico de premiação para equipe de vendas?

Mas, antes de apresentarmos 5 sugestões de prêmios e brindes para recompensar a boa performance da sua equipe de vendas, vale frisar que uma recompensa nem sempre tem que ser financeira.

Veja, não estamos falando que uma quantia em dinheiro não é um prêmio motivador, sabemos que é… O que não queremos é que você fique preso a esse paradigma.

Afinal, existem também outros tipos de incentivos que funcionam tão bem ou melhor para fazer a sua equipe entregar o melhor em uma campanha de vendas.

Ainda não está convencido?

Premiação para Vendedores: Por que apostar em incentivos não financeiros?

Premiação para vendedores - remuneração dos vendedores

Você se lembra da pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow?

A ideia da pirâmide é bem simples:

Primeiro, buscamos satisfazer nossas necessidades mais básicas e que, contemporaneamente, estão muito relacionadas ao dinheiro.

Premiação para vendedores - como remunerar vendedores - premiação para equipe de vendas

Pirâmide de Maslow – Hierarquia das Necessidades

Depois que superamos esta etapa (base da pirâmide de Maslow), não ficamos tranquilos: o nosso foco passa a ser em outras conquistas.

Conquistas pessoais, como: pertencer a um grupo, ser reconhecido e buscar a autorrealização.

São aspirações que não são, necessariamente, alcançadas com dinheiro.

E o que a pirâmide de Maslow tem a ver com a motivação de vendedores nas empresas?

Isso tem tudo a ver com a remuneração e motivação das equipes…

Afinal, quando conseguimos manter as contas em dia, essa “necessidade” deixa de ser uma preocupação latente.

Uma vez que as pessoas superaram a preocupação com os elementos da base da pirâmide, isto é, quando conseguem  “pagar as contas básicas”, entram em cena as outras aspirações que mencionamos: pertencimento, reconhecimento e autorrealização.

Nesse momento, o “jogo” pode ser jogado em um outro nível.

É por isso que um nível em que as premiações não-monetárias podem ser tão atrativas (ou até mais) do que um incentivo exclusivamente monetário.

Engajamento e transparência: como premiar sua equipe de forma justa?

premiação para vendedores - brindes para motivar a equipe de vendas

Um receio muito comum na hora de optar pela campanha de premiação é com relação a um possível sentimento de injustiça.

Afinal, se o programa de premiação não for muito bem avaliado e acompanhado, pode acabar causando “favoritismo” de alguns e, logo, a desmotivação de muitos.

Portanto, reforçamos: assim como na remuneração variável, a transparência é essencial para o sucesso da campanha de premiação.

Para isso, contar com a tecnologia de um software de gestão pode ser uma excelente alternativa.

O placcar é um software de gestão de equipes, metas e resultados. Ele permite que gestores e colaboradores acompanhem em tempo real as métricas de performance e os seus resultados.

Dessa forma, os vendedores passam a ver com transparência em que posição estão em uma campanha de vendas, por exemplo.

Podem ver também quantos pontos conseguiram acumular até aquele momento dentro da competição e o quanto precisam se esforçar para “subir” uma posição no ranking.

Interessante, não é mesmo?

É por isso que, apoiando-se em conceitos de gamificação empresarial, o placcar garante campanhas de vendas transparentes e que realmente engajam as equipes, fomentando uma competição saudável que impulsiona resultados.

Premiação para vendedores: Como escolher o melhor incentivo?

Premiação para vendedores - premiação para equipes de venda

Como podemos perceber, incentivar vendedores e acelerar resultados não é só determinar metas de vendas e oferecer recompensas: é também saber construir relações poderosas que vão render frutos de produtividade, metas alcançadas e uma equipe integrada.

Por isso, antes de listarmos 5 ideias de premiação para vendedores, um conselho importante: conheça sua equipe de vendas.

Descubra os aspectos que causam preocupações e desejos em seus vendedores.

Pergunte-se: como é o dia-a-dia da sua equipe e como o prêmio poderia ajudá-las?

Muito stress e pressão? Uma viagem pode ser o que eles precisam.

Pouco tempo para investimento profissional? Aposte em bolsas de estudos e treinamentos.

5 ideias de prêmios e brindes para motivar a equipe de vendas

Listamos aqui 5 ideias de premiação para equipe de vendas.

São sugestões de prêmios e brindes para dar aquele gás na motivação da sua equipe e garantir resultados positivos para o seu negócio.

#1. Prêmios físicos

Premiação para vendedores - brindes para motivar equipes de venda

Prêmios físicos talvez sejam uma das mais comuns entre as opções de premiação para vendedores.

Porém, é importantíssimo conhecer bem os vendedores da sua equipe para escolher uma premiação de acordo com aquilo que eles vão de fato aproveitar.

Sugestões de brindes para prêmios físicos:

  •   Garrafas de champanhe;
  •   Relógios;
  •   Perfumes;
  •   Automóveis;
  •   Eletrodomésticos (ex.: geladeira, microondas, cafeteira);
  •   Eletrônicos (ex.: notebooks, smartphones, tablets).

#2. Viagens

Premiação para vendedores - remuneração de vendedores

Viagens são, sem dúvida, um prêmio cobiçado e que serve como um excelente estímulo motivacional.

Mas, na hora de selecionar o destino, escolha um lugar bastante atrativo. De preferência ofereça a chance do vendedor ter uma experiência que ele sozinho, dificilmente, poderia alcançar.

– Sugestões de viagens:

  • Viagem romântica com acompanhante;
  • Viagem para família com até 4 acompanhantes;
  • Cruzeiros e resorts all-inclusive;

#3. Prêmios de investimento profissional

Premiação para vendedores - como remunerar vendedores

Em geral, pessoas que trabalham com vendas são competitivas e prezam pelo sucesso.

A auto-realização e o investimento profissional é algo que todo bom vendedor busca. Muitos têm o desejo de aprender outro idioma ou fazer um MBA, por exemplo.

Portanto, investir em premiação para equipe de vendas com foco no desenvolvimento de competências pode ser um ótimo caminho.

– Sugestões para prêmios de investimento profissional:

  • Treinamentos exclusivos;
  • Coaching;
  • Participação em convenções, seminários e eventos;
  • Bolsa de estudos para cursos na área (integral ou custear 50% da mensalidade)

#4. Experiências novas e memoráveis

Premiação para vendedores - Experiências Memoráveis 

Outra forma de premiação para vendedores bastante atraente é oferecer experiências novas e memoráveis.

Afinal, os valores pessoais são fundamentais na vida das pessoas. Dentro da sua equipe existe alguém que é apaixonado por esportes radicais, outro por cinema e até aquele que valoriza artigos de luxo.

Por isso, busque transformar os maiores valores pessoais dos membros da sua equipe em premiações memoráveis.

– Sugestões para experiências novas e memoráveis:

  • Salto de paraquedas;
  • Passeios de helicóptero ou de lancha pela cidade;
  • Bungee-jumpinging;
  • Rapel;
  • Um mês de cinema grátis;
  • Convites para uma pré-estreia;
  • Dirigir um carro de luxo;
  • Visitar uma vinícola;
  • Conhecer uma fábrica de cerveja artesanal

#5. Premiações para a comunidade

Premiação para vendedores - Prêmio para a comunidade

Associar a premiação para vendedores com um propósito nobre também é uma alternativa atraente para fazer com que a equipe se una e se apoie em busca de melhores resultados.

Portanto, tente criar parcerias com instituições filantrópicas que estejam ligadas com a missão, visão ou segmento da sua empresa.

– Sugestões para premiações para a comunidade:

  • Se todos baterem as metas, os vencedores poderão escolher uma instituição filantrópica para receber uma ajuda em dinheiro de determinado valor e, se quiserem, eles poderão ir fazer essa entrega pessoalmente;
  • Atividades voluntárias, como passar o dia com idosos ou crianças carentes;

Premiação para vendedores - Conselhos

Agora que você já sabe tudo para se tornar um especialista em premiação para vendedores, que tal colocar em prática o que aprendeu?

Se quiser implementar um programa transparente e justo,  motivando ainda mais a sua equipe, a placcar pode te ajudar.

Por isso, fique a vontade para entrar em contato conosco e solicitar uma demonstração.

Ou então, se você quiser conhecer mais sobre o placcar e algumas de suas funcionalidades, poderá também ler estes artigos:

↪ [Artigo] Por que adotar um software de gestão de equipes? 8 benefícios indiscutíveis

↪ [Artigo] Software de acompanhamento de metas: a ferramenta das equipes que geram resultados

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